sexta-feira, 4 de junho de 2010

CARACTERÍSTICA DA LITERATURA BARROCA

A mais marcante característica dessa época é a tentativa  de unir os valores  medievais , revitalizados  pela Contra-Reforma, aos valores  da cultura grecolatina, resgatados pelo movimento  renascentista. O homem barroco  é um ser  angustiado , dividido entre santos católicos e deuses  pagãos, entre  a matéria  e o espírito , o pecado e o perdão. 
Os textos literários  seiscentistas  refletem  esse dualismo, mostrando-se  rebuscados, extravagantes,valorizando  os detalhes, num incessante  jogo de contrastes. Nesse momento que surgem as palavras  e as figuras de linguagem que são: metáfora, hipérbola, alegoria, inversões.
Um exemplo disso são os quartetos de  dois sonetos  líricos de Grégorio de Matos, veja abaixo!!!!!!
 

Anjo no nome, Angélica na cara,
Isso é ser flor, e Anjo juntamente,
Ser Angélica flor, e Anjo florente,
Em quem, senão em vós se uniformara?

Quem veria uma flor, que a não cortara
De verde pé, de rama florescente?
E quem um Anjo vira tão luzente,
Que por seu Deus, o não idolatrara?

Se como Anjo sois dos meus altares,

Fôreis o meu custódio, e minha guarda
Livrara eu de diabólicos azares.

Mas vejo, que tão bela, e tão galharda,

Posto que os Anjos nunca dão pesares,
Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.

Um comentário: